Quem já não foi ao médico alguma vez e não ouviu que seu sintoma poderia se de stress ou por conta do emocional?
Graças ao trabalho da psicologia que vem a largos passos provando sua eficácia que procurar ajuda para questões da mente e do coração deixou de ser tabu. Eu mesma quando me formei em 1978 passei junto com meus colegas, muito preconceito por ser psicóloga.
Muitos são os sintomas que a psicologia consegue ajudar, seguem alguns poucos exemplos de sintomas:
- DEPRESSÃO: sono e/ou choro constante com pensamentos negativos com perda de esperança.
- FOBIA: A pessoa apresenta medos exagerados e repentinos, sem motivação aparente.
- INSÔNIA: perde o sono, range os dentes e/ou apresenta pesadelos constantes.
- ANOREXIA E BULIMIA: Passar a comer exageradamente e depois provoca vômitos ou deixa quase que completamente de comer e continua a se achar gordo.
- TRANSTORNOS DE ANSIEDADE: Sofre por antecipação, tem sentimentos persecutórios e não lida com o tempo.
- DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: As crianças podem apresentar sintomas do DDAH percebido pelas professoras e encaminhadas para diagnóstico ao psicólogo.
- OUTROS FATORES: conflitos no casamento ou na família, dificuldades de relacionamento no trabalho ou no campo afetivo. E muito mais.
Por vezes, a pessoa demora muito a procurar ajuda de um profissional e quando chega ao médico já está com vários sintomas combinados, isso porque os problemas emocionais geram descarga de adrenalina em excesso ocasionando uma psicossomatização e muitos dos problemas emocionais pode afetar o físico gerando vários sintomas e a psicoterapia é a melhor forma de evitar ou diminuir essas reações, evidentemente que há casos que necessitam de acompanhamento médico concomitante.
Eu adoro ser psicóloga e fico feliz por fazer parte de uma geração que muito contribuiu para nossa profissão chegar onde chegou. E vamos em frente ajudando muitas pessoas a serem mais felizes.
Comentários: