A resposta é não, a igreja católica brasileira (ICAB) não tem nenhuma ligação com o Papa. |
Ela tem como fundador o bispo Dom Carlos Duarte Costa, que nasceu no Rio de Janeiro em 1888. Em 1911 ele foi ordenado padre e em 1924 foi eleito bispo de Botucatu-SP. Como bispo de Botucatu gerou muitos problemas por defender ideias que eram contrárias à doutrina da Igreja Católica e também esteve envolvido com problemas de administração e questões políticas. Por isso, foi afastado do governo da diocese e voltou a morar no Rio de Janeiro. Mesmo afastado da diocese continuou gerando polêmica com ideias contrárias a fé e fazendo discursos de crítica à Igreja Católica. Por essa razão foi suspenso do uso de ordem em 1944. Como protesto contra a Igreja Católica, em 1945 ele funda uma Igreja Nacional, separada de Roma e sem nenhuma ligação com o Papa.
Promove a ordenação de bispos e padres e começa a difundir a ideia de uma Igreja Católica Brasileira separada da Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja Católica Brasileira mantêm toda a aparência da Igreja Católica Apostólica Romana em suas celebrações e também na linguagem que usa. Porém, a Igreja Católica Apostólica Romana não aceita como válidos nenhum dos sacramentos ministrados pela Igreja Católica Brasileira, pela questão dos seus bispos e padres não terem sido ordenados validamente.
Quando o bispo Dom Carlos Duarte quis fundar uma Igreja Católica Nacional, totalmente independente de Roma, quis romper também com a autoridade do Papa não aceitando o primado de Pedro. Por isso, mesmo que as igrejas, as celebrações e as vestes dos padres e bispos da Igreja Católica Brasileira sejam iguais ou parecidas com os da nossa Igreja Católica Apostólica Romana, seus sacramentos não são válidos e nem sua conduta pastoral, pois agem por conveniências e interesses, batizando crianças sem nenhuma preparação de pais e padrinhos e fazendo casamentos sem nenhum critério, até mesmo de casais divorciados.
A igreja católica brasileira acabou dando origem a muitas outras igrejas que se dizem católicas e procuram imitar os ritos da Igreja Católica Apostólica Romana, confundindo assim a muitos fiéis.
Comentários: