Pecado é tudo aquilo que ofende a Deus, é o desvio voluntário do plano amoroso de Deus.
Sabemos doa danos que o cigarro causa para a saúde. É uma droga, tão perigosa, ou mais perigosa do que a maconha e a cocaína, pois, é vendida livremente para qualquer um, já que é legalizada.
Podemos abordar dois pontos, um do Antigo e outro do Novo Testamento, que nos indica o porquê que fumar é pecado:
Os Dez Mandamentos são a regra básica para vivermos bem, com a gente mesmo, com Deus e com os irmãos. O quinto mandamento diz: Não Matar. O cigarro mata a pessoa aos poucos, por isso vai contra o quinto Mandamento. A pessoa que não fuma mas respira a fumaça lançada no por um fumante, acaba tendo sérios problemas de saúde, e até maiores do que quem fuma. A pessoa que fuma mata a si mesmo e, de uma forma meio indireta, mata o irmão. (Êxodo 20,13).
Também Jesus nos diz que os dois maiores mandamentos são: Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo (Marcos 12,28,34). Antes de amar o próximo a pessoa precisa se amar, já que deve amá-lo como a si mesmo. O vício destrói a saúde, mata, por isso é pecado.
Lembre-se, porém, que não devemos julgar a ninguém, pois, muitos tem esse e outros vícios e tentam lutar contra o mesmo, porém, ainda não descobriram uma forma de vencê-los. A pessoa que tem um vício necessita de todo o apoio possível para superá-lo.
Comentários: