Site Oficial de Edmilson Aparecido

Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025

Notícias/Nossa Senhora

Nossa Senhora dos Anjos

No Brasil, há muitas paróquias e templos dedicados a Nossa Senhora dos Anjos, que também é padroeira da Costa Rica.

Nossa Senhora dos Anjos
Edmilson Aparecido
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A uma curta distância da cidade de Assis, na Itália, situa-se a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, erguida em uma ampla planície. A primeira ermida foi construída em 352 por quatro peregrinos provenientes de Jerusalém, que veneravam uma relíquia do túmulo da Santíssima Virgem. A igreja foi dedicada a Maria, elevada ao céu pelos anjos, o que originou o título de Santa Maria dos Anjos.

Segundo a lenda, nas vésperas de algumas solenidades, coros de anjos desciam durante a noite para cantar aleluias e realizar grandes celebrações. Por isso, o local era conhecido como Santa Maria dos Anjos. Também era chamado de Porciúncula, pois, de acordo com a tradição, os beneditinos, antes de se estabelecerem no Monte Subásio, haviam recebido uma pequena porção de terra para cumprir suas obrigações monásticas.

A Basílica de Santa Maria dos Anjos é a sétima maior igreja cristã em termos de dimensão. A pedra fundamental da majestosa Basílica foi colocada em março de 1569 pelo bispo de Assis, Filippo Geri, a pedido do papa Pio V, para abrigar a capela da Porciúncula. O projeto foi feito pelo arquiteto perugiano Galeazzo Alessi e a construção foi concluída apenas em 1679. Após o terremoto de 1832, que devastou o edifício, a cúpula e a Capelinha da Porciúncula ficaram intactas. A basílica foi reconstruída por Luigi Poletti e, em 1930, foi colocada a estátua dourada de Nossa Senhora dos Anjos, esculpida por Colasanti.

Publicidade

Leia Também:

O interior da Basílica é composto por três naves de grande beleza e harmonia, além de várias capelas laterais. No centro, sob a cúpula, encontra-se a Capela da Porciúncula, decorada externamente com pinturas de Andréa d’Assisi e com um tabernáculo gótico no teto, renovado após o terremoto de 1832.

A construção da grandiosa Basílica visava incorporar a pequena capela e os outros locais onde São Francisco viveu, oferecendo um espaço maior para os peregrinos que visitam a Porciúncula. A primeira capela de Santa Maria dos Anjos, restaurada por São Francisco, foi doada pelos beneditinos de Subásio. Também estão presentes o primeiro convento e a capela do Trânsito, onde São Francisco faleceu em 4 de outubro de 1226.

Frei Tomás de Celano, primeiro biógrafo de São Francisco, descreve o amor do santo por este local dedicado a Nossa Senhora, chamado “Porciúncula”, que significa “pedacinho”:

“O santo tinha uma afeição especial por esse lugar e desejava que os frades o venerassem de maneira particular, preservando-o como um reflexo da humildade e da extrema pobreza de toda a sua Ordem.

A Porciúncula mantém o frescor da austeridade primitiva franciscana. As pedras evocam as mãos delicadas do restaurador Francisco de Assis. Milhões de pessoas se prostraram ali em busca de paz e perdão na grande indulgência da Porciúncula. Os peregrinos que chegam à imponente Basílica de Santa Maria dos Anjos são atraídos pela pequena igreja no coração do santuário.

Foi nesta capela que Francisco recebeu a célebre indulgência do “Dia do Perdão”, celebrado anualmente em 2 de agosto. Esta indulgência, uma das mais importantes para a Ordem Franciscana, foi estendida a toda a Igreja Católica pelo Papa Pio XII.

A história conta que, em uma noite de 1216, Francisco estava em profunda contemplação na pequena igreja da Porciúncula quando uma grande luz apareceu, revelando Cristo revestido de luz sobre o altar e, à sua direita, a Mãe Santíssima cercada por uma multidão de anjos. Francisco adorou silenciosamente seu Senhor.

“Peça o que deseja para a salvação das almas”, disse Jesus.
A resposta de Francisco foi imediata:
“Santíssimo Pai, eu sei que sou um miserável e pecador. Peço que todos os penitentes que se confessarem e visitarem esta igreja recebam amplo e generoso perdão, com remissão completa de todas as culpas.”
“Seu pedido é grande, Francisco”, respondeu o Senhor. “No entanto, você é digno de coisas maiores, e as terá. Aceito seu pedido, mas você deve solicitá-lo ao meu vigário na Terra.”

Francisco se dirigiu ao papa Onório II, que estava em Perugia, e contou-lhe a visão com simplicidade. O papa ouviu com atenção e, após hesitação, perguntou: “Por quantos anos deseja essa indulgência?” 
“Santo Padre, não peço anos, mas almas”, respondeu Francisco.

Saindo feliz, Francisco foi chamado de volta pelo papa, que disse: “Você não deseja um documento? Santo Padre, para mim basta a sua palavra! Se essa indulgência é obra de Deus, Ele a manifestará. Não preciso de nenhum documento. Este documento deve ser a Santíssima Virgem Maria, Cristo o tabelião e os anjos as testemunhas.”

Alguns dias depois, junto com os bispos da Úmbria, o papa chorou ao se dirigir ao povo reunido na Porciúncula: “Irmãos, desejo enviar todos vocês ao Paraíso!”

No Brasil, há muitas paróquias e templos dedicados a Nossa Senhora dos Anjos, que também é padroeira da Costa Rica.

Comentários:
Edmilson Aparecido

Publicado por:

Edmilson Aparecido

Escritor, Compositor e Locutor Radialista. Autor de mais de 40 livros. É permitido a reprodução do conteúdo do site, favor citar autor e fonte.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

Qual o Álbum de Edmilson Aparecido é o seu favorito?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Edmilson Aparecido no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Edmilson Aparecido
Edmilson Aparecido
Edmilson Aparecido

Veja também

Edmilson Aparecido
Edmilson Aparecido

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )