Na certa você já ouviu falar sobre o Purgatório. Mas você sabe de fato o que é o Purgatório?
O Purgatório é um Dogma de Fé, ou seja, uma verdade que nos é revelada pela Santa Igreja.
Sua existência está baseada nas Sagradas Escrituras e na Tradição Apostólica. Os concílios de Florença e de Trento definiram o Purgatório como sendo um “estado de espírito onde as almas pagam as dívidas à Justiça Divina”.
O Catecismo da Igreja Católica nos diz: “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do céu”. ( Catecismo da Igreja Católica nº 1030 ).
As almas que estão no Purgatório sofrem horrivelmente. São Tomás de Aquino dizia: “O fogo que envolve é o mesmo que atormenta os condenados no inferno, e esse fogo, oh, é terrível!”
O que muita gente não sabe é que nós podemos ( e devemos ) auxiliar as almas que estão no Purgatório.
Por que?
“Devemos, pois, socorrer os falecidos: 1º em razão do parentesco de sangue; 2º por gratidão aos benfeitores nossos; 3º por justiça e 4º por Caridade”. ( Santo Agostinho ).
Temos diversas maneiras de auxilia-las, entre elas, através da oração, aplicando as indulgências recebidas na oração em sufrágio , para alívio e libertação das Almas do purgatório. Também através do sofrimento, aceitando-o com amor e humildade, oferecendo-os em sacrifício pelas almas, afim de que elas sofram menos.
Outras maneiras de auxilia-las são através:
- Do Ato Heróico
- Das Missas Gregorianas
- Dos Exercícios de Piedade nas segundas-feiras e no mês de novembro
- Da Santa Missa
- Da Comunhão
- Da Penitência e Boas Obras
- Da Via - Sacra
- Das Esmolas
- Da Água Benta
- Do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo
- Entre outros mais.
Muitas graças são derramadas na vida daqueles que procuram auxiliar as Almas do Purgatório, pois se ajudamos elas a se libertarem, ao chegarem no Céu, serão nossas amigas e gratas intercessoras.
“Se soubéssemos como é grande o poder das boas almas do Purgatório, em nosso favor, sobre o Coração de Jesus, e se soubéssemos também quantas garças poderíamos obter por intercessão delas, é certo, não seriam tão esquecidas”. ( São João Maria Vianney ).
Comentários: