Site Oficial de Edmilson Aparecido

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024

Notícias/Formação

Os 10 Mandamentos: 1º - Amarás o Senhor teu DEUS de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento - (Ex20, 1-6)

“Que devo fazer de bom para ter a vida eterna? – Se queres entrar para a vida, guarda os mandamentos”  (Mateus 19,16-17)

Os 10 Mandamentos: 1º - Amarás o Senhor teu DEUS de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento - (Ex20, 1-6)
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Será que os Mandamentos da Lei de Deus tiram a nossa liberdade de viver? Jesus nos diz:  ”Em verdade vos digo: Todo aquele que comete pecado, é escravo do pecado” (João 8,34). Ser livre não é fazer o que se quer, mas descobrir o é que bom para mim e capaz de fazer uma pessoa realizada e feliz.

Os 3 (três) primeiros Mandamentos nos ajudam a descobrir a encontrar o Verdadeiro DEUS, e os outros 7 (sete) ajudam na organização do mundo e a vida do Povo, conforme a vontade de DEUS.

1º - Amarás o Senhor teu DEUS de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento - Ex20, 1-6.

Ter um só DEUS não é uma questão de mente, mas opção de vida. Ter um só DEUS, acima de tudo, é entender que somos chamados a amar a DEUS com o todo de nossa vida e com nossa vida toda.

Assim como o coração é o órgão responsável que leva a vida ao nosso corpo inteiro, membros e células, somos chamados a viver um amor com DEUS, em JESUS, na totalidade de nosso ser, de nossa vida.  Por DEUS somos amados com nossa individualidade, sonhos, aspirações, sofrimentos e fraquezas. Não há nada em nós que não seja amado por DEUS. Também somos chamados a amar a DEUS  com este mesmo amor de reciprocidade.

COM TODAS AS FORÇAS E  COM TODO CONHECIMENTO – Somos chamados a viver de um amor sem partes.  Um amor de partes, não é amor pleno.  DEUS é o único que nos ama naquilo que somos, independentemente de nossos méritos, sem exclusões. E nós como O amamos?

AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO – O maior ato de amor a DEUS e ao próximo, começa com o amor a si mesmo.  Quem não se ama, não ama a ninguém. A auto-estima ou amor-próprio é parte fundamenta do mandamento.  Por outro lado, quem tem amor-próprio....  é incapaz de não amar o próximo!
O amor é como uma onda, que parte de nós mesmos e se espalha pelo mundo.  E ele começa em nosso interior.  Amando a si própria, a pessoa pouco a pouco se torna capaz de amar seus familiares, parentes e vizinhos, compreendendo suas falhas, perdoando-lhes e cuidando deles.

Num processo de lento amadurecimento, a pessoa se descobre capaz de amar em dimensões mais amplas, que incluem a solidariedade, a responsabilidade social e o cuidado com o meio ambiente. 
COMO PODEMOS AMAR A DEUS CONCRETAMENTE?   O primeiro mandamento fala em “amar a DEUS sobre todas as coisas”. Este é o grande fundamento de todos os outros mandamentos e de toda a vida cristã. Mas como é que a gente pode “amar a DEUS”?

A primeira condição é entender o que é DEUS. Não é uma tarefa fácil, mas todo ser humano traz em si uma intuição que lhe diz: DEUS é a Origem, o Fundamento de tudo quanto existe, Aquele que cria o universo. Quase todas as religiões expressam essa verdade de alguma forma.

Por aí se vê que amar a DEUS é, antes de tudo, cuidar bem de suas criaturas. Cuidar não só dos nossos próprios filhos, mas também deles (família); não só do nosso país, mas o incluindo (política); não só do nosso planeta, mas começando daí (ecologia). Em outras palavras, viver   e viver bem uns com os outros — é o maior exercício de amor a DEUS que pode haver. O amor a DEUS realiza-se no amor às Criaturas, ao “próximo”.


Outra atitude essencial é não tomarmos o lugar de DEUS. Ter consciência de que não somos nós o fundamento das coisas — DEUS é mais! Tomar o lugar de DEUS, ou colocar coisas em seu lugar, como dinheiro OU poder, é o que se chama idolatria.


Amar a DEUS é evitar a idolatria.

O primeiro mandamento nos lembra que devemos acreditar no DEUS único e verdadeiro sem deixar-se enganar pelos ídolos.  Ídolo é tudo aquilo que nos atrapalha de amar o DEUS Verdadeiro de todo o coração.  Nosso dever em relação a DEUS consiste em crer nele e dar testemunho dele  (Ídolo é tudo aquilo que está em primeiro lugar na minha vida, lugar este que pertence a DEUS).   É pecar contra o 1º mandamento:

Idolatria - Ídolo é tudo aquilo que nos atrapalha de amar o DEUS Verdadeiro de todo o coração.  Nosso dever em relação a DEUS consiste em crer nele e dar testemunho dele  (Ídolo é tudo aquilo que está em primeiro lugar na minha vida, lugar este que pertence a DEUS). Este preceito se refere a DEUS criador.  Nenhum ser animal, vegetal ou mineral tem o poder de DEUS Ex25, 18-22; Nm21, 4-9; Jo3, 13-15

Portanto o culto católico de imagens não é contrário ao 1º Mandamento, não adoramos imagens, veneramos aqueles que nos serviram de exemplo. A imagem é um meio visual e eficaz para catequizar.   Quando olhamos para uma imagem, de um santo, por exemplo, quer nos fazer lembrar que a sua vida foi um sim a DEUS e quer me encorajar a fazer o mesmo; As imagens devem dizer para nós, o que Maria disse aos servos nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele (JESUS) vos disser!”


A veneração a Maria Santíssima se chama hiperdulia e aos santos dulia. A veneração a imagens foi liberada pela Igreja devido ao entendimento: “O Filho de DEUS se fez imagem do Pai” Jo14-8-9.

Para nós cristãos, amar a DEUS significa também seguir seu Filho JESUS Cristo e viver o que ele nos ensinou nos Evangelhos.

Superstição - É um desvio do culto que rendemos ao verdadeiro DEUS. Ela se mostra particularmente na idolatria, assim como nas diferentes formas de adivinhação e de magia.  Superstições mais praticadas: correntes, objetos que dão sorte:  horóscopo, leitura de mão, pirâmide, ferradura atrás das portas, etc.

Recusar ou rejeitar a existência de DEUS, acreditar em religiões falsas que falam mal dos outros e enganam as pessoas, por exemplo.

Desespero - deixar de esperar em DEUS a sua salvação pessoal e presunção salvar-se sem ajuda de DEUS ou esperar obter perdão sem conversão e a glória sem mérito.


Dúvidas voluntária sobre a fé.

Negligencia ou recusar ter como verdadeiro o que DEUS revelou e que a Igreja propõe crer. Sacrilégio - profanação  das coisas sagradas, contra a Sagrada Eucaristia é falta gravíssima – por exemplo, comungar com pecado grave  - “ Mas todo mundo comunga fazendo isto”, quem já não ouviu isto? Como exemplo cito o mais tradicional: a pílula, diafragma, diu, etc... algum tipo de furto (mas todo mundo rouba)  ou até mesmo pessoas que vivem maritamente e comungam por que conhece outras pessoas que fazem isso.

Simonia – É uma forma de sacrilégio, pois consiste em comprar ou vender um bem sagrado em troca de um bem material, principalmente em dinheiro. O egoísmo que se esconde na ambição do dinheiro ou na se de honras pode levar a este pecado.  Por ele o que é sagrado é rebaixado e posto a serviço de uma finalidade egoísta., sob forma de um negócio. Podemos ver na Palavra de DEUS o que nos diz: At8,20 e Mt10,8.
“Nada é tão desprezado pelo povo cristão como um pastor das almas que, no exercício de seu santo ministério, não consegue ocultar seu amor a o dinheiro”.




Comentários:
Edmilson Aparecido

Publicado por:

Edmilson Aparecido

Escritor, Compositor e Locutor Radialista. Autor de mais de 40 livros. É permitido a reprodução do conteúdo do site, favor citar autor e fonte.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

Qual o Álbum de Edmilson Aparecido é o seu favorito?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Edmilson Aparecido no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Edmilson Aparecido
Edmilson Aparecido
Edmilson Aparecido

Veja também

Edmilson Aparecido
Edmilson Aparecido

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )