Site Oficial de Edmilson Aparecido

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Notícias/Saúde e Bem Estar

Que Mal Faz o Álcool?

O consumo de álcool em excesso pode matar ou debilitar o usuário em um tempo relativamente baixo. De acordo com estudos e médicos especializados no assunto existem mais de 60 doenças relacionadas ao alcoolismo.

Que Mal Faz o Álcool?
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
A Organização Mundial de Saúde informou através de pesquisas realizadas em todo mundo que cerca de 76 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de transtorno pelo consumo de bebidas alcoólicas.

O uso danoso do álcool é ligado a doenças que incluem o Câncer (de boca, esôfago, estômago, fígado), cirrose (entre outros problemas no fígado), alterações no sangue, doenças do pulmão, lesões cerebrais, doenças do coração e desordens mentais. O alcoolismo é associado também com comportamentos de alto risco, incluindo sexo inseguro e o uso de outras drogas.

Outros problemas que podem ser relacionados à saúde como suicídios, danos intencionais e não intencionais (beber e dirigir), comportamento agressivo, perturbações familiares e acidentes no trabalho também podem estar relacionados com o uso abusivo do álcool.

Mulheres alcoolistas podem ter o risco de gravidez indesejada e se expor a uma série de alterações, como a síndrome alcoólico-fetal que, durante a gravidez, prejudica a formação do feto. Esses problemas não afetam somente o consumidor, mas também todo o ambiente em que convive, incluindo familiares, vítimas de violência por parte do usuário e acidentes associados ao abuso do álcool.

Em um estudo apresentado na Conferência Européia de Câncer foi verificado que bebidas alcoólicas aumentam o risco de câncer de mama. Definiram que três ou mais doses de álcool por dia, independente do tipo de bebida, aumentam consideravelmente os riscos das mulheres contraírem a doença. Além do câncer de mama o alcoolismo pode estar relacionado a cerca de 4% das mortes por de fígado, reto.

Existem variantes para os efeitos do álcool que vão de acordo com a rapidez e freqüência com que ocorre a ingestão, os alimentos consumidos durante o ato de beber, massa corporal da pessoa e até o estado de espírito no momento em que bebe.

A bebida alcoólica atinge rapidamente a circulação do sangue e todos os órgãos do corpo, incluindo o sistema nervoso, provocando, mesmo em pequenas doses, a redução da coordenação motora e dos reflexos, o estado eufórico e desinibido da pessoa.

Os males e doenças relacionados ao consumo abusivo do álcool já são conhecidos então, a recomendação para as pessoas que optarem por ingerir bebidas alcoólicas é, de acordo com uma pesquisa do Instituto nacional do Câncer, para que limitem o consumo para menos de duas doses por dia para homens e menos de uma para mulheres.

Lembrando sempre que a saúde, a estética e o corpo humano agradecem a falta do álcool. Mulheres grávidas, crianças e adolescentes não devem, sob hipótese alguma, ingerir bebida alcoólica.

FONTE/CRÉDITOS: http://alcoolismo.com.br
Comentários:
Nova Metrópole

Publicado por:

Nova Metrópole

Nova Metrópole traz até você as principais notícias do Brasil e do mundo, além de conteúdo relacionado ao mundo do entretenimento e dicas especiais.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

Qual o Álbum de Edmilson Aparecido é o seu favorito?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Edmilson Aparecido no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Edmilson Aparecido
Edmilson Aparecido
Edmilson Aparecido

Veja também

Edmilson Aparecido
Edmilson Aparecido

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )